top of page

This section cannot be translated yet

ICOFORT Americas Community

Public·9 members

Prezado amigo e presidente do ICOFORT

Extensivo a todos que acessarem o texto abaixo.

Inicio com minhas desculpas pela falta de habilidade com estes "engenhos digitais maravilhosos" que o José Cláudio sempre nos proporciona.

O texto abaixo é, na verdade o último slide de uma exposição iconográfica que já está pronta e será enviada semana que vem para a Escola de Educação Física do Exército, com versão que pretendo disponibilizar semana que vem na milha conta, na plataforma academia.edu .... Mas, a seguir, ou seja daqui a pouco, coloco-a inteiramente do ICOFORT Forum.

Como posso alterar o que julgarem pertinente, apenas espero sugestões.

abs Secomandi

HERANÇA MILITAR DE VALOR UNIVERSAL

O “Pertencimento” antes e depois da tempestade

Guarujá, SP, com a presença de rep resentantes das organizações militares subordinadas noe (CMSE) do Brasil, em ato solene realizado no início de março de 2020, no Forte dos Andradas, Guarujá, SP, com a presença de representantes das organizações militares subordinadas no Estado de São Paulo e de diversas instituições civis formaram um sólido grupo de

“formadores de opinião” dispostos a atuar na área do “pertencimento". Ou seja, adotar uma postura construtiva sobre o valor simbólico de um “conjunto de bens seriados”, indicado para o Patrimônio Mundial, composto por dezenove fortificações coloniais dos séculos XVI, XVII e XVIII, edificadas ao longo do vasto perímetro do Brasil Somente assim, acreditamos, será possível impulsionar a Lista Indicativa/ 2015 enviada para julgamento pelo Conselho Mundial da UNESCO Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2022, ano do bicentenário da nossa Independência.

Cumpre lembrar que o Brasil possui 22 sítios ou conjuntos arquitetônicos e paisagísticos considerados Patrimônio Mundial nenhum no Estado de São Paulo.

Esta distorção nos permite elevar o tom do “ e incentivar a indicação do Forte de São João 1551 e a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande 1584 sobreviventes do antigo sistema defensivo do Porto de Santos, atualmente administrados pelas prefeituras de Bertioga e de Guarujá, ambas no Estado de São Paulo, BR.

Duas instituições culturais civis, com personalidades jurídicas próprias a Fundação Cultural Exército Brasileiro ( com sede em Brasília, e a Academia de História Militar Terrestre do Brasil ( com sede na Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ, mantêm representantes nos comitês técnicos regional (São Paulo) e nacional para auxiliar na elaboração do dossiê a ser enviado à UNESCO.

Embora o Exército Brasileiro mantenha jurisdição sobre apenas oito das dezenove fortificações indicadas, a origem militar de todas foi o mote principal da indicação de oficiais da reserva para um “serviço público relevante, sem remuneração”, conforme portarias específicas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Durante a fase aguda da tempestade que se abateu sobre nós (coronavírus), outra manifestação significativa de apoio ao projeto foi adiada, mesmo com as providências finais em andamento Após meses de discussão hackthon digital), produzimos uma exposição iconográfica com dez painéis (0,80 x 1,20 m), com breves históricos (cerca de (200 palavras) para cada uma das fortificações indicadas para o Patrimônio Mundial, ilustrados com pinturas, óleo sobre tela 0,30 x 0,40 m), da artista plástica Cristiane Carbone O dia 26 de março de 2020 seria a data do lançamento da exposição no Mirante “Bondinho Pão de Açúcar”, Rio de Janeiro, prudentemente adiada.

Sem nos abatermos, resolvemos montá la no saguão da Escola de Educação Física do Exército, no Sítio Histórico Fortaleza de São João, Urca, Rio de Janeiro, até a definição de nova data para o lançamento oficial. Por ora (22 mar2020) aguardamos transporte para levar a exposição para a EEFEx, onde ficará sob responsabilidade do Cel Joel Corrêa, Diretor do Espaço Cultural Museu Fortaleza de São João, Urca, Rio de Janeiro, RJ.

Prosseguindo, porém, por outro caminho, resolvemos colocar à disposição de todos uma versão digital, acessível numa plataforma mundial que abriga mais de cem milhões de acadêmicos inscritos, mundo afora.

Se você, leitor/leitora, tiver interesse em visitar a exposição virtual e divulgá la basta acessar a plataforma academia edu, no página do curador Elcio Rogerio

Secomandi, ou buscá la pelo nome Heranca Militar de Valor Universal.

Ou: https://www.academia.edu/42279498/HERANCA_MILITAR_DE_VALOR_UNIVERSAL


Elcio Rogerio Secomandi

Coronel de Artilharia, Rfm Professor Emérito da Universidade Católica de Santos / Membro do ICOFORT e do ICOMOS

Representante da Fundação Cultural Exército Brasileiro do Comitê Nacional da candidatura Fortificações do Brasil IPHAN / UNESCO

José Cláudio Dos Santos

About

Comunidad abierta a miembros de ICOFORT y otros investigador...
bottom of page